Faça uma doação

Para ajudar a manter o blog totalmente gratuito, você pode fazer uma doação de qualquer valor através de transferência bancária ou depósito em conta corrente, adquirir nossos produtos ou contratar nossos serviços. Para maiores informações clique em doações, produtos ou/e em serviços. Contamos com você!

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Curso de Desenho - aula 2: As formas geométricas espaciais

Em nossa aula anterior aprendemso um pouco sobre as formas geométricas planas e um pouquinho sobre como utilizá-las em esboços de desenhos; agora falaremos das formas tridimensionais, chamadas de formas geométricas espaciais ou sólidos geométricos.


Antes de partirmos para os exercícios desta aula, vale lembrar que, se você não tiver muita segurança do que está fazendo, faça sempre um esboço riscando bem clarinho para que fique fácil de apagar. Procure fazer tudo a mão livre, sem ajuda de régua ou compasso. No início você estranha, afinal,as retas não ficam bem retas sem a régua, mas isso ajudará você a ter mais firmeza no seu traço. 

O cubo


Para desenhar o cubo desenharemos primeiro o quadrado (1), faremos ainda outro quadrado do mesmo tamanho mais para cima e a direita deste primeiro (2), depois ligaremos os cantos dois com linhas diagonais, apagamos as linhas do interior e... prontinho... temos um cubo!!!

1

2

3



Perceba que deixei as linhas de dentro do cubo pontilhadas. Isso ajudará você a perceber melhor o espaço que ele ocupa. Tente treinar com as linhas pontilhadas, como no exemplo do cubo acima, e sem elas também!


O paralelepípedo


O processo para se desenhar o paralelepípedo pode ser o mesmo do cubo, só que usaremos o retângulo no lugar do quadrado para fazermos uma figura como a da imagem abaixo.


O prisma

Para desenharmos o prisma podemos partir de um retângulo meio inclinadinho (paralelogramo) (1), ou de um triângulo (2), depende da posição que queremos que ele fique no final. O processo, em todo caso, é bem parecido com a forma que fizemos com as formas acima.
1

2


A pirâmide

Para desenharmos a pirâmide começaremos fazendo um losango com duas das retas na horizontal e as outras na diagonal, ligaremos os ângulos opostos (como o que vemos indicado pelas linhas pontilhadas da figura abaixo) e traçaremos, do ponto em que essas linhas que se cruzam, uma haste na vertical.


Depois é só ligarmos os cantos do losango na ponta daquela haste e estará pronta a nossa pirâmide.



O cone

Para desenharmos o cone procederemos quase como fizemos com a pirâmide, mas, desta vez, usaremos como figura de base a elipse. Como a elipse não tem ângulos, tente traçar uma linha ligando os dois lados mais distantes e ache o meio dele e levante uma haste.


Feito como no exemplo acima, só falta ligar as duas extremidades mais distantes do losango na ponta da haste e o cone estará pronto.

O cilindro

A última forma que veremos será o cilindros. Para fazê-lo basta desenhar duas elipses paralelas entre si (1) e ligá-las com retas (2).

1

2


A esfera

Devido a esfera não ter retas, para desenhá-la, seria como desenhar um círculo, mas precisaríamos fazer o sombreamento para dar a profundidade natural dos sólidos geométricos. Veremos melhor como se desenha a esfera na nossa aula de sombreamento, ok?!?!?

E é isso... Todas estas formas que vimos se parecem com alguma coisa que você conhece: o cone é um chapéu de festa, o cilindro um copo, a esfera uma bola, o prisma o telhado da casinha. Mas é importante lembrar que podemos fazer composições com as formas geométricas para criarmos mode-los que se pareçam com coisas que não tem formas geométricas correspondentes. Podemos também seccioná-las (cortá-las). As composições com formas espaciais veremos em um outro momento, mas é importante que você já pratique as secções como nos exemplos abaixo e criando outros.



É isso aí... agora é só praticar bastante. Para ter acesso a mais algumas informações sobre as formas geométricas espaciais você pode também acessar esse link:
Até a próxima...

Agair Gil

5 comentários:

  1. valeu pelas figuras ai

    ResponderExcluir
  2. Tao simples e a mesmo tempo dificil, sem ter essas nocoes basicas que vc passou, Vlw pelas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é.. tudo é técnica... Domine-a e o mundo será seu! rsrsrsrs

      Excluir