Faça uma doação

Para ajudar a manter o blog totalmente gratuito, você pode fazer uma doação de qualquer valor através de transferência bancária ou depósito em conta corrente, adquirir nossos produtos ou contratar nossos serviços. Para maiores informações clique em doações, produtos ou/e em serviços. Contamos com você!

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Curso de Desenho - aula 1: Como começar

Podemos dizer que desenhar, assim como a arte de uma forma geral, dependem de uns 5% de talento, uns 5% de inspiração e muito mais que os 90% restantes de transpiração, trabalho duro e estudo...

Passemos então a análise de técnicas de desenho.

Nesse primeiro momento, tudo que você precisará ter a mão será somente lápis, borracha e papel... não precisa ser nenhum lápis especial não... pode ser qualquer um. Preferencialmente o lápis não deve ter a ponta muito fina, isso pode marcar muito a folha e, se você precisar apagar, vai ficar a marca; então, por enquanto, deixe a ponta do lápis meio arredondada.

Sempre faça os esboços dos desenhos antes de sua forma definitiva. Este esboço deve ser com um traçado bem leve, de forma que os riscos feitos quase não apareçam e sejam fáceis de serem apagados.

Tudo o que vemos e queremos reproduzir pode ser simplificado a simples formas geométricas.
Veja o esboço de um cachorro cartum, por exemplo: não é necessário muito mais do que alguns círculos e elipses para que ele seja feito...


Como sua primeira tarefa nessa jornada de aprendizagem, tente desenhar, sem ajuda de régua, compasso ou qualquer outra coisa (a mão livre) estas formas geométricas abaixo... tente uni-las formando alguma outra coisa. Observe o mundo a sua volta e tente identificar com que forma geométrica (ou junção de formas geométricas, como no nosso cachorrinho) as coisas se parecem.

Estas são formas geométricas planas. Veremos em outro momento como fazer formas tridimensionais.
Como conhecimento nunca é demais, clique aqui e aprenda mais sobre Geometria Plana.

Agair Gil

9 comentários: